Como fazer intervalos estudando do jeito certo

 Okay, todos sabemos que para funcionar direito precisamos de pausas. E como você decide parar é sua escolha, pomodoro, pelo seu humor, ou qualquer jeito. Mas o que você faz nessas pausas também importa, e importa muito.

Antes de tudo, o melhor a fazer é evitar seu celular, ou youtube, ou tik tok ou qualquer coisa que te prenda num portal temporal que você só vai sair 5 horas depois. Você pode sim fazer essas coisas e se divertir, não é um problema. O problema é você usar todo o seu tempo nisso e se culpar e se sentir mal depois.

E o melhor jeito de fazer pausas é simplesmente cuidando de você mesma, fisicamente e mentalmente. Sua saúde deve ser sua maior prioridade (e eu recomendo isso para a vida, seu corpo pode desligar e te impedir de fazer coisas). Então vem ver algumas dicas úteis para isso:

1. Comer e beber.

Nada surge do nada. Você usa energia para estudar e um dos jeitos de ter energia é ingerir coisas (coisas que são ingeriveis!). Então beba água, chá, até café (lembre que tudo em excesso faz mal). Eu recomendo lanchinhos saudáveis, tipo frutas, nozes, cenourinhas, mas você pode se recompensar com chocolate e salgadinhos as vezes. Se você está com muita fome, para e coma comida. E continue bebendo água enquanto estuda, por favor.

2. Sonecas!

VOCÊ. NÃO. CONSEGUE. FAZER. NADA. QUANDO. ESTÁ. CANSADA!

Sonequinhas não são sua inimigas, de 5 a 20 minutinhos está bom e você vai ser mais produtiva depois. Por isso são chamadas de powernaps (poder-soneca traduzindo no pé da letra). Mas passar dos 20 minutos...você não vai acordar tão bem. Mas não tenha medo, seu corpo sabe quando você está muito cansado, e você sempre pode colocar um despertador.



3. Se movimente.

Levante, ande um pouco, faça flexões, polichinelos, pule corda, corra até o banheiro, se alongue! Se você conseguir ir para outro espaço para se sentir em paz e te impedir de só pensar em trabalho, vá. Exercício impacta nos seus níveis de serotonina (a coisinha que diz para o seu cérebro ser feliz). E ficar muito tempo na mesma posição vai te deixar com dor depois. Então só levante de vez em quando e aproveite os efeitos.

4. Dance.

Eu posso não ser tão confiável nessa dica, mas eu sempre me sinto melhor dançando. E você não precisa saber dançar, ou usar técnicas de dança ou sequer dançar bem. Só sinta a música e deixe seu corpo guiar. Também conta como a dica anterior, e você pode explorar sua criatividade também.

(você dança, explora seu corpo, aprende sobre você mesma e isso pode te levar a se amar mais também)

5. Deite um pouco.

Contrário a tudo que eu disse, só deite e feche os olhos. Não é uma soneca, mas existem estudos que só isso já ajuda a relaxar e descansar um pouco também.



6. Journal.

Pegue um caderno, faça um desenho, escreva algo ou faça uma colagem. Faça o que você sentir necessário. Eu sou uma fâ de morning pages e colocar seus pensamentos no papel para deixar sua mente livre. Se você está preocupada com muitas coisas que não consegue focar, escreva tudo e deixe sua mente limpa.

 7. Aceite os dias ruins. 

Ninguém consegue ser produtivo o tempo todo, dias ruins acontecem para todos e você não é um fracasso por isso, nem se for um mês ou mais. Você sempre pode tentar de novo quando estiver melhor. Todo segundo que passa pode ser seu novo começo, não precisa esperar dia primeiro ou a segunda feira para ter motivação. 

Mas preste atenção no que seu corpo diz. Burnout é sério e eu não desejo para ninguém


E aí estão algumas dicas! 

Até logo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por onde começar seu Quarto dos Sonhos (Where to start your dream bedroom)

Por onde começar a organizar a casa?

Documentário(Resenha) - O brilho da morte: 30 anos do césio 137